Rui anuncia mais 117 milhões em novas obras para Ilhéus

Festa em Ilhéus
Maurício Maron

Ao participar hoje pela manhã da inauguração da 1ª. etapa da cobertura do Canal do Malhado, em Ilhéus, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou mais 117 milhões de reais em investimentos com novas obras para o município. Na área da saúde, além de informar que, no final deste mês, entregará o segundo hospital do estado construído pela atual gestão - o Hospital Materno-Infantil -, o governador destacou que 65 por cento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro da Esperança, já estão concluídos e a inauguração está prevista para o início do ano que vem. Hoje, a novidade ficou por conta da autorização da construção de uma Policlínica Regional, que atenderá um consórcio municipal que abriga a 400 mil habitantes. A autorização da obra será publicada na edição do Diário Oficial de amanhã, quarta-feira.

Na área da educação, Rui informou que este ano está realizando o maior investimento da história da Bahia no setor. São quase 2,5 bi de reais investidos na construção de novas escolas e na requalificação das existentes. “A infraestrutura sozinha não transforma a educação. Mas ajuda a comunidade escolar e transformar e melhorar a educação”, destaca o governador.

Em Ilhéus, está em pleno andamento o novo Colégio Estadual, na Barra, e já foi iniciada a reforma da Escola Nelson Schaun, no Malhado. Agora será iniciada a readequação e ampliação da escola Rômulo Galvão, onde funciona o CPM (Colégio Militar), no Pontal, que ganhará ainda duas quadras poliesportivas, campo sintético, refeitório e auditório com anfiteatro.

Equipamentos culturais e esportivos, além de uma ampla reforma estrutural, também acontecerão no Colégio Modelo, na avenida Esperança. O governador anunciou a construção de uma nova Escola Moisés Bohana, no bairro Hernani Sá, um investimento de 20 milhões de reais, com a construção de equipamentos esportivos e culturais e 34 salas de aula.

O governo do Estado está priorizando estruturas físicas para implantação de Escola de Tempo Integral em todo o estado, com cursos profissionalizantes no contraturno, equipamentos para a prática cultural, artísticas e esportivas (piscina semi-olímpica, ginásio coberto, campo de futebol com grama sintética, pista de atletismo, de salto, espaços para prática do karatê, boxe e judô).

“Nasci na Favela da Liberdade. E minha mãe me dizia. Quem nasce num lugar desse, passa o que a gente passa, só tem um caminho na vida: estudar”, disse o governador, sendo bastante aplaudido.

Rui Costa também anunciou que no final do mês retornará a Ilhéus para iniciar a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, com recursos próprios. “Volto não mais para assinar papel. É para subir no trator e começar a terraplenagem da obra”, disse, acrescentando que vai demonstrar quem faz obra ou quem trabalha com mentiras, numa referência ao presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o governador, a área destinada à nova pista já está sendo desapropriada. Anunciou ainda a recuperação asfáltica de um trecho de 100 quilômetros da Ba 001, entre Itacaré e Ilhéus e a recuperação da estrada que liga Canavieiras e Santa Luzia, corredor turístico regional.

Uma das obras anunciadas mais comemoradas pelos presentes é a duplicação da orla norte de Ilhéus. O governo do estado aguarda a entrega do projeto, que ficou sob a responsabilidade da Prefeitura. A previsão da entrega é dia 15 de dezembro.